quinta-feira, 29 de julho de 2010

Seja bem-vinda, Paralellus!

Seja bem-vinda, Paralellus!


CapaParalellus-215x300
Número Inaugural da Paralellus
Revista Eletrônica dos Estudantes do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP
Ano 1, n. 1, jan./jun. 2010
Apresentação
Prof. Dr. Gilbraz de Souza Aragão
Coordenador do Mestrado em Ciências da Religião - UNICAP
O conceito de Ciências da Religião, cunhado por Max Müller (1823-1900), deu origem a uma área acadêmica que busca esclarecer a experiência humana do sagrado. Sobre a base da história geral das religiões, ergue-se o estudo comparativo das religiões, que aborda as religiões e seus fenômenos com questionamentos sistemáticos. Ele forma categorias genéricas e se esforça para apreender o mundo dos fenômenos religiosos de tal modo que transpareçam linhas fundamentais, sobretudo fazendo uso da fenomenologia. Enquanto a história das religiões constitui a base das Ciências da Religião, a pesquisa sistemática das religiões deve mostrar semelhanças e diferenças de fenômenos análogos (sobre o sagrado) em diversas religiões e apresentar a hermenêutica dos “textos” sacros em seus contextos. As relações entre religião e suas condições contextuais são então aclaradas por distintas disciplinas.
Leia na íntegra essa a Apresentação e veja o Sumário do número inaugural da Revista Paralellus no Blog "Ciências da Religião na UNICAP.
Clicando na imagem é possível baixar a edição integral da Revista.
_________________________
Aproveito para parabenizar aos professores e alunos do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP pelo lançamento deste novo meio de divulgação do estudo científico das religiões.
Que seja bem-vinda, Paralellus! E que tenha longa vida!
Augusto Araujo
Em Campina Grande, Paraíba
Texto extraído do blog http://mansoes.blogspot.com/ 

Um comentário:

Augusto Araujo disse...

Oi Carlos:

Agora sou eu quem deve agradecer pela divulgação do "Mansões". Grande abraço!